La vie est belle !
(de l'étonnement d'être vivante)


Carla Bruni-Sarkozy

Não sou de ler revistas que acompanham a vida das celebridades. Nunca gostei, nem mesmo quando arrumei meu primeiro estágio na revista Amiga, da Editora Bloch. Detestava fazer perguntas pessoais e, quando era obrigada a fazê-las, explicava que a redação exigia. Os artistas que eu entrevistava compreendiam.

Os franceses, que sempre demonstraram uma indiferença estóica à vida privada das pessoas, acabaram cedendo à tentação da mediatização da intimidade de seus artistas e autoridades, sendo o presidente Nicolas Sarkozy o personagem em torno de quem giram as mais continuadas fofocas, por conta de seu casamento intempestivo com a cantora e compositora Carla Bruni, três meses após seu divórcio.

Bom, tudo isso para dizer que, embora fugindo das revistas e reportagens mexeriqueiras, eu não resisti e digitei o nome dela no Google.

Grata surpresa. Descobri uma artista talentosa e sensível, um ser humanista e delicado, uma mulher assumidamente frágil, que parece ter identificado no presidente turbinado o seu ideal de homem.

Abaixo, vídeo da música Quelqu'un m'a dit (Alguém me disse), título de seu primeiro CD, em que a bela italiana assina a autoria de letra e melodia da quase totalidade das canções. 

O próximo disco será lançado em 21 de julho, mas Carla já disse que só vai voltar aos palcos quando seu marido deixar a presidência. O mandato presidencial na França é de cinco anos. Se ele for reeleito, como sói acontecer... 

 



Categoria: França
Escrito por Teresa Abreu às 17h43
[   ] [ envie esta mensagem ]




O que elas estão lendo!?

CORCOVADO

“Corcovado” - Jean-Paul Delfino
420 páginas - Record
Gênero: Romance histórico

Por que resolveu ler o livro?
Li a contracapa e vi que era um romance histórico, ou seja, uma história inventada, mas ambientada num momento histórico, do Rio de Janeiro dos anos 20 como os eventos que levaram à criação do Cristo Redentor.

Esse tipo de literatura é muito comum na França, onde moro. Muitos romancistas gostam de ambientar suas histórias nas cortes dos reis e imperadores. Esse tipo de texto exige anos e anos de pesquisa e quando é bem feito fica muito bom. Eu, pelo menos, adoro. Você se envolve numa ficção e, de quebra, aprende um pouco sobre um determinado país ou período da história.

O livro é sobre...
A saga de um jovem francês que, para fugir de uma vingança, embarca no primeiro navio com destino ao Rio de Janeiro, onde chega em 1º de janeiro de 1921. De estivador do cais do porto em Marselha, ele vira funcionário de escritório de arquitetura no Rio de Janeiro, depois bicheiro, depois contrabandista de bebidas e por fim tradutor.

O que achou mais interessante?
A minuciosa pesquisa histórica feita pelo autor sobre as ruas do Centro do Rio, as marchinhas que tocavam na época, os nomes dos músicos, os instrumentos musicais brasileiros, o nascimento do samba, a urbanização do Rio, a política brasileira, os problemas econômicos da jovem república, a prática proibida pela polícia das religiões afro-brasileiras, as comidas, o jogo do bicho... ele foi fundo na cultura carioca de uma certa época.

Pontos fracos?
Só se forem os meus, que conheço menos a história da minha cidade do que um francês.

Para quem indica?
Para quem gosta de romance histórico e tem curiosidade de saber como um estrangeiro nos vê.

De um a dez, qual nota você dá?
10, sem pestanejar. E já estou procurando o segundo volume (na verdade, é uma trilogia), que Rufino ambienta nos anos do nascimento da Bossa Nova.
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Categoria: Livros
Escrito por Teresa Abreu às 13h51
[   ] [ envie esta mensagem ]




Fábula brasileira

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve em Paris na quinta-feira, 12 de junho, para participar de um ciclo de conferências realizadas pela Faculdade de Ciências Políticas da Sorbonne, sob o tema “A democracia na América Latina no momento da globalização”.

Eu fui. Logo na entrada, fui abordada por um jornalista brasileiro, que me perguntou: “veio ver o príncipe?"



Categoria: Brasil
Escrito por Teresa Abreu às 20h25
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]




Meu perfil
Moro na França, onde trabalho para o Governo brasileiro. Gosto de livros, arte e cultura. Sou jornalista, escritora, fotógrafa e especialista em Relações Internacionais

 

Locations of visitors to this page

UOL

 
Histórico
  01/09/2009 a 30/09/2009
  01/07/2009 a 31/07/2009
  01/06/2009 a 30/06/2009
  01/05/2009 a 31/05/2009
  01/04/2009 a 30/04/2009


Categorias
  Todas
  Livros
  França
  Brasil
  Miniconto
  "Conta as bênçãos"
Sites amigos
  Minhas fotos - Mes photos
  La vie est belle! (o antigo)
  Soraia direto de Chicago
  My little Paris
  Ramses no século XXI
  Le blog d'Estelle en Irlande
  Blog da Martha Medeiros
  Idéias e livros
  Pensieri e parole
  Porão abaixo®
  Histórias do mundo
  Blog da Magui
  O mundo sueco e eu
  trajédia
  Cissinha
  Croissant-land
  Caminhar
  Pisando em uvas
  Brasileirinha
  Forum democrático
  Blogup
  Cenas do cotidiano
  As Palavras Todas
  Pub 66
  Samba Um
  avant-dernières pensées
  Luz de Luma
  Observador
  Bloggente
  Gazeta mundo cão
  Sandra Pontes
  Lino Resende
  O Chato
  Fotoblog da Filhinha
  Bibi Move Scliar
  Petite parisienne
  Balaio Porreta 1986
  Côté cour, Côté jardin
  Política à francesa
  Banca do Blues
  Bom dia, França
  Além da Torre
  meus instantes
  Nothing and all
  Facebook
  UOL
Votação
  Dê uma nota para meu blog