La vie est belle !
(de l'étonnement d'être vivante)


Humor francês

Nem franceses, nem brasileiros esperavam a vitória ontem da França sobre a Espanha. Os brasileiros que moram aqui não queriam ver se realizar o inevitável confronto do próximo sábado. Contávamos com que outro derrotasse a França.

Apesar da ansiedade da imprensa francesa, os jornalistas não perdem o humor e já decretaram quem serão os protagonistas do próximo jogo: Zidane, o Velho X Ronaldo, o Gordo.

E que vença quem tiver mais sorte, porque o melhor nós já sabemos quem é.

Isso aqui é um pouquinho de Brasil em Paris

P.S. Visita o blog da Joana Calmon  e sente o drama dos brasileiros na França.



Escrito por Teresa Abreu às 18h38
[   ] [ envie esta mensagem ]




 Clique na bandeira



Escrito por Teresa Abreu às 16h20
[   ] [ envie esta mensagem ]




Quero + Brasil

 

O projeto "Quero + Brasil" visa a obter apoio popular para exigir dos políticos as reformas que o nosso país precisa. Os meios de comunicação estão dispostos a apoiar o movimento por intermédio de uma ampla cobertura de mídia no evento de lançamento e uma pressão dos mesmos sobre os políticos se fará se nós nos manifestarmos.

 

Para "contabilizar" estas manifestações, foram disponibilizados três meios:

(a) um número de telefone local: 4002-8988;

(b) um site www.queromaisbrasil.com.br e

(c) assinaturas nas lojas do grande varejo que começarão em breve

 

Se o movimento ganhar força, teremos uma ótima chance de fazer uma pressão organizada por mudanças. Apóiam o movimento 150 entidades das mais variadas (como OAB, FIESP, Força Sindical etc.) e o conselho é composto por pessoas "do bem" como Bernardinho, Viviane Senna, Daniela Mercury, Jorge Gerdau etc.

 

No entanto, todo o trabalho feito até agora e todo o apoio que a mídia se comprometeu a dar só será transformado em pressão positiva se o povo participar.

 

Então:

 

1. Manifeste-se agora (ligue para 4002-8988 ou acesse o “Quero mais Brasil” no banner ao lado e deixe sua mensagem; 2. Envie esta mensagem para amigos seus e peça que eles façam o mesmo).

 

Você não perde nada e aumenta as chances do movimento de dar certo. Vamos nos dar as mãos para passar o país a limpo.



Escrito por Teresa Abreu às 16h52
[   ] [ envie esta mensagem ]




O futebol arte do Brasil

 

Está certo que o Brasil não jogou lá grande coisa, que todo mundo saiu decepcionado, esperava mais. Essa é a nossa opinião, de brasileiros.

 

Eu, que assisti pela primeira vez a um jogo com narradores franceses, tive uma percepção de como os outros vêem o nosso futebol. Eles ficam extasiados, fascinados, lamentam que o tempo passe rápido demais, observam detalhes que para nós passam batidos, pela força do hábito - como a paradinha de um milésimo de segundo de Kaká para verificar suas possibilidades antes de chutar para o gol.

 

Eu gostei mais da narração do jogo do que do próprio jogo.

Bem, vamos ver se esses meninos começam a jogar de verdade daqui pra frente.



Escrito por Teresa Abreu às 10h02
[   ] [ envie esta mensagem ]




Quatro dias em Cannes passam rápido demais

Domingo, 04/06/2006

Estou hospedada num hotel na parte velha da cidade, numa rua que leva ao Vieux Port. Cheguei ontem às 21 horas, cansada da viagem de 5 horas trem. Às 23 horas, quando voltava da lanchonete, as ruelas de Le Suquet fervilhavam. Lojas abertas, restaurantes lotados de estrangeiros, sobretudo americanos, alemães e italianos.

As mulheres italianas são esnobes: maquiadíssimas e de salto alto, vestidos esvoaçantes ou calças brancas justíssimas para realçar o bronzeado. As alemãs são mais descontraídas e as americanas são largadas mesmo.

Depois do café-da-manhã vou ao Office de turisme pegar um mapa da cidade.

Segunda-feira, 05/06/2006

No quarto ao lado, onde na primeira noite havia um casal oriental, agora tem uma brasileira e seu marido de nacionalidade não identificada. Eles se comunicam em português. No café da manhã eles dividiram a mesa com um casal alemão, de Colônia, e falavam em inglês.

O dia amanheceu nublado. Como hoje os museus estão fechados e eu já fiz o passeio de trenzinho pelo centro histórico, acho que vou fazer, agora de manhã, o passeio de trenzinho pelos palácios e cassinos, e torcer para o sol aparecer à tarde.

Ontem à noite fui ao cinema assistir Marie-Antoinette.

..........................

Não resisti e me apresentei à brasileira. Ela é de Santa Catarina e seu marido é alemão, de Zurich. Hoje é aniversário dela e ela me convidou para jantar com eles. Eu disse que não queria incomodar, mas ela insistiu. Agora não sei o que fazer. Provavelmente daqui a pouco ela vai bater na minha porta.

O hotel onde estou é muito simples, não tem nem classificação, ou seja, não tem nenhuma estrela. No entanto, está lotado. O corredor lembra um pouco o do filme In the mood for love. E o banheiro é coletivo, coisa de Europa. Mas está sempre limpinho, graças a Deus.

Estou protegendo a pele com um filtro solar fator 30. Menos as costas, que estão ardendo. Hoje pedi a uma mulher para passar creme nas minhas costas. Fiquei morrendo de vergonha, mas preferi o mico do que ficar com queimaduras e depois não conseguir dormir. Esqueci de dizer: o sol voltou à tarde e eu fui para a praia às 15 horas.

Terça-feira, 06/06/2006

Minha vizinha de quarto chama-se Giane e seu marido, Eric. Ele fabrica barcos em Florianópolis e os comercializa na Europa. Ela é surfista e escreve para revistas de surf. Como ele partiu cedo a uma cidade próxima, Giane passou o dia comigo. Programa único: praia.

Não fui jantar com eles ontem. Deixei um bilhetinho na porta e fui sentar num bar para tomar cerveja. Sozinha. Fiquei sabendo que ela convidou uns americanos pra jantar e o Eric não gostou, porque os americanos falavam alto demais. Dei risada.

Amanhã é meu último dia. A filhinha telefonou há pouco e disse que fez sol em Paris, mas teve também um vento gelado. Saco. Puxa, devia ter vindo antes para Cannes. Essa vida de farniente é muito boa. Quinta-feira volto ao trabalho e não me sinto completamente em forma. A cicatriz arde se eu ando muito.

Quarta-feira, 07/06/2006

Acabaram-se meus 4 dias de détente na Côte d'Azur. Delícia. Praia, salada e cerveja todos os dias. A volta a Paris se anuncia penosa: troquei meu bilhete do trem de 18 horas para o de 16:40 para chegar em casa mais cedo e eis que um problema na via férrea deteve o trem por mais de uma hora na estação San Raphaël. Ai, que raiva!

Para piorar meu humor, tem duas japonesas sentadas ao meu lado que não páram de falar... ALTO. Quando o controller passar, vou perguntar se tenho direito ao reembolso da diferença que paguei para voltar mais cedo. Ai, que raiva!

Praia pequena, mas deu pro gasto. Mais fotos no fotoblog.



Escrito por Teresa Abreu às 20h45
[   ] [ envie esta mensagem ]




Tempo livre

A temperatura em Paris não está ajudando mesmo. Vai chover na segunda-feira e eu ainda estou de licença médica até quarta-feira. Decidi. Vou para Cannes. O festival de cinema acabou, a cidade está tranquila, tem sol e praia de areia fina. Tudo o que eu preciso.

Pesquisei no site da cidade vários sítios históricos e culturais para visitar. Quando voltar, eu digo se o Rio de Janeiro pode esperar.

 



Escrito por Teresa Abreu às 10h51
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]




Meu perfil
Moro na França, onde trabalho para o Governo brasileiro. Gosto de livros, arte e cultura. Sou jornalista, escritora, fotógrafa e especialista em Relações Internacionais

 

Locations of visitors to this page

UOL

 
Histórico
  01/09/2009 a 30/09/2009
  01/07/2009 a 31/07/2009
  01/06/2009 a 30/06/2009
  01/05/2009 a 31/05/2009
  01/04/2009 a 30/04/2009


Categorias
  Todas
  Livros
  França
  Brasil
  Miniconto
  "Conta as bênçãos"
Sites amigos
  Minhas fotos - Mes photos
  La vie est belle! (o antigo)
  Soraia direto de Chicago
  My little Paris
  Ramses no século XXI
  Le blog d'Estelle en Irlande
  Blog da Martha Medeiros
  Idéias e livros
  Pensieri e parole
  Porão abaixo®
  Histórias do mundo
  Blog da Magui
  O mundo sueco e eu
  trajédia
  Cissinha
  Croissant-land
  Caminhar
  Pisando em uvas
  Brasileirinha
  Forum democrático
  Blogup
  Cenas do cotidiano
  As Palavras Todas
  Pub 66
  Samba Um
  avant-dernières pensées
  Luz de Luma
  Observador
  Bloggente
  Gazeta mundo cão
  Sandra Pontes
  Lino Resende
  O Chato
  Fotoblog da Filhinha
  Bibi Move Scliar
  Petite parisienne
  Balaio Porreta 1986
  Côté cour, Côté jardin
  Política à francesa
  Banca do Blues
  Bom dia, França
  Além da Torre
  meus instantes
  Nothing and all
  Facebook
  UOL
Votação
  Dê uma nota para meu blog